A Câmara dos Deputados aprovou, em 10 de julho de 2025, a criação do Grupo Parlamentar
A Câmara dos Deputados aprovou, em 10 de julho de 2025, a criação do Grupo Parlamentar Brasil‑Vaticano, com o objetivo de estreitar laços diplomáticos e cooperações legislativas entre o Brasil e a Santa SéJornal Diário do Povo+9Portal da Câmara dos Deputados+9UOL Notícias+9.
🌍 Iniciativas do Vaticano
-
Em 3 de julho de 2025, o Vaticano lançou uma nova missa voltada ao cuidado da criação, incentivando os fiéis a preservarem o meio ambiente como parte de sua féFolha de S.Paulo.
-
Durante o conclave de 2025, a comunicação da Igreja se mobilizou para combater fake news e campanhas de desinformação que circulavam no período eleitoral do novo Papa. A iniciativa envolveu a Signis Brasil e o coletivo Bereia, focados na educação midiática e na verificação de fatos entre fiéis e leigosAgência Pública.
✝️ Transição papal e Nova liderança
-
O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, causando um período de luto e conclave para a eleição de seu sucessorFolha de S.Paulo+11Wikipédia+11Wikipédia+11. Em 8 de maio de 2025, foi eleito o novo pontífice, Leão XIV (ex‑cardeal Robert Francis Prevost), que em seu primeiro encontro com autoridades vaticanas pediu diálogo, acolhimento e reconstrução da missão e unidade da IgrejaJornal Diário do Povo+4Sputnik Brasil+4Jornal Diário do Povo+4.
🔄 Reforma e participação na Igreja
-
Em março de 2025, o Vaticano aprovou um processo de reformas para os próximos três anos, ampliando o papel do Sínodo dos Bispos na discussão de temas como a ordenação de mulheres como diaconisas e a inclusão de pessoas LGBTQ na Igreja. Esse processo seguirá até 2028Agência Brasil+1UOL Notícias+1.
-
No contexto do Jubileu de 2025, foram feitos encontros no Vaticano com movimentos e associações
- Get link
- X
- Other Apps
Comments
Post a Comment